No dia 16 de novembro, duas dezenas de voluntários deslocaram-se à Bio-Reserva Senhora da Alegria para um dia bem completo! O objetivo principal era simples: construir e instalar 15 caixas-ninho nesta importante área de conservação da natureza da Milvoz.
O bosque da Bio-Reserva, ainda que composto por um notável leque de árvores nativas, é uma formação relativamente jovem, não albergando exemplares de idade avançada com cavidades nos seus troncos. Esta situação é transversal a praticamente todo o território da região, onde os escassos bosques nativos são relativamente recentes e enfrentam múltiplas ameaças recorrentes, tais como os incêndios florestais, o corte para madeira, a proliferação de espécies invasoras ou a conversão em monoculturas. Torna-se, por isso, tão pertinente dotar as áreas de conservação de ferramentas que permitam colmatar a escassez de cavidades nas árvores, nomeadamente através da instalação de caixas-ninho.
Na área da Bio-Reserva, estas têm sido amplamente ocupadas pelo chapim-real e pelo chapim-azul, bem como, menos frequentemente, pelo chapim-carvoeiro e pela trepadeira-azul. No entanto, a elevada humidade que caracteriza o micro-clima da encosta exige que a manutenção e renovação das caixas-ninho seja feita de forma regular. As caixas-ninho aqui colocadas há 5 anos já não se encontravam em boas condições e necessitavam de substituição.
E foi exatamente este o mote para que os nossos voluntários se tenham aplicado na cuidadosa construção das caixas-ninho ao longo da manhã, juntando as várias peças de madeira, pregando e martelando, até as caixas estarem completas. Após o almoço, descemos à Bio-Reserva, onde apresentámos o trabalho de gestão desenvolvido pela Milvoz, e parámos em locais estratégicos para instalar as caixas-ninho. Já ao final da tarde, o merecido e aguardado magusto permitiu a confraternização entre os participantes neste belo dia de outono. A boa disposição reinou e foram muitas as ideias partilhadas, que certamente se concretizarão em atividades e projetos futuros!
Agradecemos a todos os voluntários que se juntaram à equipa Milvoz neste belo dia de partilha! A Bio-Reserva Senhora da Alegria fica agora dotada de um conjunto alargado de caixas-ninho que poderão reforçar as condições favoráveis para a reprodução de alguns passeriformes ao longo dos próximos anos.
Comments